Conheça melhor os tipos de plano de saúde e saiba qual o melhor para seus colaboradores!

#Plano de Saúde

Banner principal

por
Felipe Baeta


Há tempos que conceder um bom plano de saúde aos colaboradores deixou de ser um benefício. Hoje faz parte do pacote de remuneração básico de toda empresa que se preocupa em captar e reter talentos. Então conhecer os tipos de plano de saúde é fundamental para conceder uma vantagem de acordo com a realidade dos recursos humanos do negócio.

Fazer a escolha ideal, além de suprir as necessidades de saúde dos trabalhadores, pode ser também econômico para o contratante. Conheça agora as opções disponíveis e faça uma boa escolha!

Planos coletivos empresarial e por adesão

Talvez esses sejam os tipos de plano de saúde mais populares dentro das empresas. O plano coletivo empresarial é oferecido pelas organizações para colaboradores e dependentes. Já o plano por adesão costuma ser popular em órgãos, como sindicatos, que fornecem o plano aos trabalhadores do setor.

Sendo assim, o plano coletivo empresarial pode ser definido como o benefício concedido aos profissionais que apresentam vínculo com a empresa contratante. A vantagem é que não existe carência quando o contrato é fechado para 30 ou mais beneficiários. Ou seja, a partir do momento que um grupo de pessoas aceita o benefício, podem usufruir dos serviços médicos imediatamente.

No caso dos planos coletivos por adesão, os indivíduos devem ser vinculados a um órgão de classe, como sindicatos ou instituições representantes.

Individual e familiar

Planos individuais e familiares são modelos de livre adesão, focados nas necessidades particulares dos indivíduos. A cobertura vai depender do modelo de contrato escolhido e também da operadora, assim como o período de carência.

A diferença entre os dois pode ser sentida no bolso do beneficiário, já que o plano familiar pode ter uma mensalidade mais baixa que o plano individual. No entanto, é preciso atenção na hora de fechar o contrato, pois o número de dependentes pode variar de acordo com a operadora.

Dito isso, é importante saber que o plano de saúde individual é recomendado para aqueles que não pretendem constituir família, mas sentem a necessidade de contar com a segurança que o plano de saúde traz em relação a consultas médicas, exames, procedimentos e situações de emergência.

Planos disponíveis para Microempresário Individual

Empreendedores classificados como o Microempresário Individual e que têm em seu quadro de colaboradores apenas um profissional contratado podem optar pelo plano para MEI.

As condições contratuais desse modelo são como as do plano empresarial, e a cobertura varia de acordo com os procedimentos escolhidos. Tanto a cobrança como o período de carência também seguem essa mesma normativa, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Conseguiu identificar qual dos tipos de plano de saúde é o melhor para a realidade do seu negócio? Cada modelo de plano foi pensado para atender as necessidades específicas de cada empresa. Vale lembrar que os benefícios do plano, em si, são os mesmos. Cabe a você refletir a respeito e eleger o mais adequado.

A Piwi® pode te ajudar. Estabelecemos parcerias para que você possa adquirir planos de saúde empresariais e personalizados, de acordo com as reais necessidades do seu negócio. Entre em contato conosco!