Qual a importância da saúde mental no trabalho?

#Gestão de RH

Banner principal

por
Conteúdos Piwi

É bem provável que você já tenha ouvido falar que a ansiedade é um dos males do nosso século e não é à toa. Cada vez mais pessoas sofrem com os efeitos do cotidiano corrido, do acúmulo de tarefas e do excesso de informações. Tanto é que a pauta saúde mental no trabalho tem preocupado cada vez mais gestores.

Falando em saúde mental, você sabia que, segundo a OMS, o Brasil lidera o ranking de transtornos de ansiedade no mundo, com mais de 19 milhões de afetados? Se sua empresa tem uma alta taxa de turnover, se os colaboradores estão faltando mais, cometendo mais erros, ou ainda se a produtividade está caindo, pode ser que a saúde mental da sua equipe esteja comprometida.

Neste artigo, você verá o que pode ser feito para combater as consequências do estresse. Mas antes, entenda um pouco mais sobre a importância da saúde mental no ambiente profissional e muito mais! Bora lá?

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

Fatores que afetam a saúde mental no trabalho

A saúde mental é um estado de bem-estar, que vai muito além da simples ausência de doenças mentais. Muitos fatores afetam a saúde mental no trabalho, a pressão do dia a dia, as metas agressivas, o alto volume de trabalho e muitos outros como:

  1. Carga de Trabalho Excessiva: Sobrecarga de tarefas, longas horas de trabalho e prazos apertados podem causar estresse e esgotamento.
  2. Ambiente de Trabalho Tóxico: Um ambiente onde há bullying, assédio moral, discriminação ou falta de apoio pode ter um impacto extremamente negativo na saúde mental dos trabalhadores.
  3. Insegurança no Emprego: A incerteza em relação ao emprego, como ameaças de demissão ou falta de estabilidade no trabalho, pode causar ansiedade e estresse crônico.
  4. Estresse Financeiro: Preocupações com dívidas, dificuldades financeiras ou baixa remuneração podem aumentar a pressão sobre os trabalhadores.
  5. Falta de Apoio Social: Isolamento social no trabalho, falta de conexões com colegas ou gerentes e falta de um sistema de apoio podem prejudicar a saúde mental.
  6. Demandas Emocionais: Trabalhos que envolvem lidar com situações emocionalmente desafiadoras, como profissionais de saúde ou socorristas, podem aumentar o risco de estresse e esgotamento.
  7. Falta de Reconhecimento: A ausência de reconhecimento e recompensas pelo trabalho bem-feito pode levar à desmotivação e à falta de satisfação.
  8. Problemas de Comunicação: Falhas na comunicação interna podem levar a mal-entendidos, conflitos e estresse.
  9. Cultura Organizacional Negativa: Uma cultura que não valoriza a saúde mental, não promove o apoio mútuo e não incentiva o equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode contribuir para problemas de saúde mental no trabalho.

E isso tem reflexo direto na saúde mental no trabalho, chegando até a casos de burnout.

Qual a importância de cuidar da saúde mental no trabalho?

Você já deve imaginar o quanto a saúde mental e bem-estar dos colaboradores pode impactar a produtividade e crescimento da empresa, certo? Mas os impactos não param por aí!

Colaboradores que lidam com desafios de saúde mental correm o risco de ausências frequentes, queda na eficiência e elevados índices de rotatividade, acarretando prejuízos financeiros significativos para as empresas.

Agora, quando os trabalhadores têm boa saúde mental, eles estão mais felizes, satisfeitos com seu trabalho e têm uma melhor qualidade de vida em geral. E tudo isso cria um ambiente mais positivo e atraente para talentos.

Também não podemos esquecer que investir na saúde mental no trabalho pode levar a uma redução nos custos de assistência médica, uma vez que problemas de saúde mental não tratados podem levar a condições de saúde física mais graves.

Em resumo, cuidar da saúde mental no trabalho não é apenas uma questão social, mas também uma estratégia inteligente para promover o bem-estar dos funcionários e o sucesso das organizações.

Dicas para promover a saúde mental no trabalho

Algumas empresas têm notado que se preocupar com esses fatores promove a melhora no clima e, por consequência, nos resultados. A primeira coisa que a empresa precisa ter em mente é que saúde mental não é um assunto esporádico. Você precisa inserir esse tema no dia a dia da organização.

Dito isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar:

Forneça um ambiente de trabalho confortável

O primeiro fator a interferir na saúde mental dos trabalhadores é o ambiente em torno dele. Portanto, se você almeja que os colaboradores fiquem satisfeitos e que haja menos estresse em seu dia a dia, ofereça um espaço acolhedor, que, ao mesmo tempo, favoreça a execução das atividades.

Algumas empresas apostam em áreas de lazer ou em decoração mais descontraída, mas você pode começar pela boa ergonomia, locais arejados, entre outros aspectos. Tudo isso ajudará no conforto da equipe e permitirá que ela seja mais produtiva e alegre em seu dia a dia.

Estabeleça uma cultura que valorize a saúde mental

Outro ponto importante é a valorização de uma cultura que favoreça a saúde mental. Isso deve incluir jornadas flexíveis, bom relacionamento com as lideranças, divisão justa da carga de trabalho, entre outros pontos.

Além disso, é interessante ter papéis e responsabilidades individuais bem definidas. Isso permite uma comunicação mais clara, o que leva o colaborador a analisar melhor a sua performance e ter mais segurança em relação ao trabalho.

Incentive as atividades físicas

A prática de atividades físicas ajuda o colaborador a ter mais saúde, tanto física quanto mental. Ambas são positivas, pois reduzem a ansiedade no cotidiano, além de ajudar a combater a depressão.

No mais, durante a prática, o colaborador tem a chance de conhecer pessoas, se divertir, além de cuidar da saúde, sair da rotina e, até mesmo, descobrir hobbies que contribuam para o bem-estar.

Reconheça o trabalho

Muitas vezes, o profissional se sente desvalorizado em seu trabalho, sem o devido reconhecimento, o que pode levá-lo a um quadro de ansiedade por não saber como agir para obter o devido valor dado às suas ações diárias.

É muito importante que as equipes recebam benefícios pelos processos que executam, saibam que o seu trabalho tem resultado e que isso é indispensável para a empresa. Com isso, o dia a dia se torna mais leve.

Forneça um plano de saúde empresarial aos colaboradores

Muitos, já falamos muito por aqui sobre os benefícios de oferecer um plano de saúde empresarial. Visando a saúde mental do colaborador, ele é benéfico na medida em que tranquiliza as pessoas da organização sobre as condições de bem-estar de toda sua família. Além disso, a maioria dos produtos ainda dispõe de especialista como psicólogo.

Em suma, é preciso dizer que a saúde mental na empresa não deve ser um tabu: ela deve ser tratada como algo tão importante como uma doença que atinge o físico da pessoa. Ações simples ajudam a trazer isso, desde um ambiente acolhedor até o reconhecimento do trabalho.

Piwi e a saúde mental nas organizações

Aqui na Piwi, além te ajudar a proporcionar os melhores planos de saúde e benefícios para seus colaboradores, nós também criamos conteúdos sobre os assuntos mais relevantes na gestão de pessoas, do RH e da liderança.

O tema de saúde mental no trabalho é essencial em tempos onde o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países com mais casos de burnout e estresse excessivo no trabalho. Por isso, vamos deixar aqui o episódio sobre o assunto da nossa série de videocast, Futuro do RH: