6 dicas para otimizar a retenção de talentos da sua empresa

A retenção de talentos é algo que precisa ser trabalhado diariamente dentro de uma empresa, mas você sabe o que isso significa? Esse processo consiste em um conjunto de políticas e práticas que visam garantir que os melhores profissionais permaneçam…

Por Mauro Machado

10 minutos de leitura


A retenção de talentos é algo que precisa ser trabalhado diariamente dentro de uma empresa, mas você sabe o que isso significa? Esse processo consiste em um conjunto de políticas e práticas que visam garantir que os melhores profissionais permaneçam na empresa por mais tempo.

Os colaboradores são um dos maiores ativos de um negócio. Se eles forem produtivos e eficientes, todos os processos estarão alinhados com o objetivo da empresa, e o alcance do sucesso será facilitado. Por esse motivo, motivá-los a fazer parte do seu time é fundamental para melhorar os resultados e, consequentemente, aumentar seu faturamento.

Neste artigo apresentamos seis dicas indispensáveis para você otimizar a retenção de talentos da sua empresa. Continue a leitura e confira!

Quais são os benefícios da retenção de talentos?

Antes de falarmos sobre como otimizar a retenção de talentos, precisamos mostrar o que a sua empresa tem a ganhar ao investir nessa estratégia. Acompanhe!

Mais engajamento e produtividade

As ações que visam a retenção de talentos na empresa permitem que seus colaboradores se sintam mais engajados com os objetivos do negócio. Quando esse engajamento acontece, os resultados são alcançados com mais eficiência e, ainda, o time se sente motivado a sugerir soluções interessantes para o crescimento da organização.

Nesse momento, a produtividade também é beneficiada. Como eles se sentem valorizados pela empresa, todas as suas ações passam a ser desempenhadas com mais agilidade e precisão.

Mais qualidade para os processos

Além de agilidade e precisão na realização das atividades empresariais, também é necessário que a qualidade seja priorizada — o que é possível quando se colocam em prática ações que objetivam a retenção de talentos.

A qualidade dos processos não reflete apenas na produtividade da empresa, mas principalmente na satisfação do consumidor final, o qual pode se tornar um detrator ou promotor da sua marca: tudo depende de como os serviços ou produtos serão entregues a ele.

Melhora do clima organizacional

Colaborador satisfeito é sinônimo de uma empresa sadia. Isso porque as falhas na gestão podem desmotivar os funcionários no seu dia a dia. Um chefe que não sabe entregar um feedback adequado ou que toma decisões injustas para se beneficiar, por exemplo, são fatores que fazem com que o clima organizacional fique desfavorável e cheio de desentendimentos.

Ao otimizar as estratégias de retenção de talentos, esse cenário não será mais realidade no seu negócio e, com isso, o clima organizacional se tornará mais produtivo e harmônico.

Como otimizar a retenção de talentos na empresa?

Seguindo estes seus passos que listaremos a seguir, você conseguirá reter os talentos por mais tempo no seu negócio. Veja quais são eles!

1. Faça um bom plano de carreira para os colaboradores

O plano de carreira é uma das melhores maneiras de reter os talentos na empresa. Com a possibilidade de crescerem na sua profissão, os colaboradores se sentirão mais motivados a desempenhar da melhor maneira as suas atividades com o objetivo de se destacar dos demais profissionais e, assim, alavancar a sua carreira.

A possibilidade de crescimento faz com que os colaboradores busquem cada vez mais por capacitações que ajudam não apenas a melhorar o seu currículo, mas também a aprimorar os resultados do negócio.

2. Invista na profissionalização da equipe com cursos e treinamentos

Investir em cursos e treinamentos é uma maneira de mostrar aos colaboradores que a empresa se importa com o seu crescimento profissional. Sendo assim, procure por treinamentos e cursos que estejam alinhados aos objetivos do seu negócio e faça com que seus funcionários aumentem seus conhecimentos sobre o que é oferecido pela sua empresa.

Esse investimento fará com que muitos insights sejam gerados e que o seu negócio se destaque dos demais.

3. Estude as aptidões dos colaboradores para aproveitá-las melhor

Se um colaborador apresenta uma boa comunicação e gosta de se relacionar com pessoas, não tem por que mantê-lo em uma sala apenas fazendo serviços administrativos. Nesse momento, é preciso explorar esse talento e direcioná-lo a um setor em que ele será melhor aproveitado. Assim, por exemplo, o funcionário que tem um bom poder de persuasão pode ser inserido no time de vendas.

Essa é uma maneira eficiente de tornar os seus colaboradores mais produtivos e inseri-los em um ambiente em que as atividades sejam condizentes com o que eles gostam de fazer.

4. Ofereça mais qualidade de vida para seus colaboradores

Qualidade de vida no trabalho é essencial para melhorar a produtividade da equipe e, inclusive, manter os talentos na empresa por mais tempo. Nesse sentido, invista em móveis ergonômicos e incentive o descanso durante o expediente.

Outra possibilidade é separar um tempo para lanchar e se distrair no meio da tarde, a fim de não manter seus colaboradores sobrecarregados. Afinal, ações simples no dia a dia fazem toda a diferença, pois um ambiente de trabalho de qualidade diminui até os índices de absenteísmo na empresa.

Nesse contexto, não podemos deixar de mencionar a necessidade de oferecer um bom plano de saúde aos seus colaboradores. Essa é uma opção muito interessante não apenas para manter os talentos na sua empresa, mas também para diminuir os índices de absenteísmo.

Isso porque, se o funcionário tem recursos suficientes para cuidar da sua saúde, ele se conscientizará da importância de se manter saudável, realizando check-ups e consultas de rotina, apenas para confirmar que está tudo bem.

Em casos que algum problema for detectado, as chances de sucesso no tratamento serão muito maiores, tendo em vista que a doença foi diagnosticada precocemente.

5. Implemente a cultura do feedback na organização

O feedback é muito importante para manter o colaborador ciente do que precisa ser feito e o que deve ser evitado na rotina empresarial. No entanto, a forma como o feedback é repassado também merece uma atenção especial. Mesmo com um feedback negativo, o funcionário precisa entender que aquela mensagem serve para aprimorar o seu trabalho e não para desmerecê-lo.

Sendo assim, sempre que precisar chamar a atenção de alguém para algo que está sendo feito errado, chame-o para uma conversa em particular e aponte os erros que precisam ser eliminados. Já os feedbacks positivos podem ser entregues em público, mas lembre-se de tomar cuidado para não desmerecer o trabalho dos demais.

6. Melhore a comunicação interna, tanto vertical quanto horizontal

A comunicação interna é essencial para tornar o ambiente organizacional mais eficiente. Do contrário, os talentos se frustram e saem à procura de outra empresa que os motive a colocar seus conhecimentos em prática. Nesse sentido, é importante criar ações para melhorar a comunicação entre colaboradores e entre chefes e funcionários.

Usar ferramentas que alinham o trabalho dos gestores e colaboradores é fundamental para melhorar a comunicação. Um exemplo disso é o Trello, que oferece a possibilidade de criar tarefas e compartilhá-las com toda a equipe.

Agora que você sabe como melhorar a retenção de talentos na empresa, é só colocar essas dicas em prática e otimizar os seus resultados. Lembre-se de que quanto mais satisfeitos os seus funcionários estiverem, maiores são as chances de a sua empresa se destacar no mercado.

Por fim, vale ressaltar que a remuneração financeira não é o único aspectos que atrai os colaboradores. Por isso, oferecer benefícios que impactam a qualidade de vida deles é fundamental, como plano de saúde, boas oportunidades de carreira e um ambiente de trabalho agradável.

Quer receber mais dicas interessantes como essas? Assine agora a nossa newsletter e receba em primeira mão os nossos conteúdos no seu e-mail!