4 principais desafios do RH e como solucioná-los

A área de Recursos Humanos está sujeita a diversos desafios no seu dia a dia. Isso porque lidar com a subjetividade dos colaboradores, entender quais são as suas reais necessidades e trabalhar para conciliá-las com os objetivos da empresa exige…

Por Felipe Baeta

10 minutos de leitura


A área de Recursos Humanos está sujeita a diversos desafios no seu dia a dia. Isso porque lidar com a subjetividade dos colaboradores, entender quais são as suas reais necessidades e trabalhar para conciliá-las com os objetivos da empresa exige um esforço constante para buscar soluções que beneficiem ambos os lados.

O problema disso tudo não está apenas em enfrentar os desafios do RH, mas em não saber como solucionar esses contratempos. Isso pode colocar em risco a produtividade da equipe e o bom clima organizacional.

Neste artigo, separei 4 desafios muito comuns do RH e explicarei como solucioná-los de maneira eficiente. Acompanhe!

1. Dificuldades na retenção de talentos

As empresas, inclusive seus concorrentes, sempre estão em busca de profissionais competentes e qualificados para executar, com o máximo de qualidade, os processos da organização. Nesse sentido, se você tem grandes talentos no seu time, comece a valorizá-los para não perdê-los para a concorrência.

Oferecer a eles benefícios importantes, como bons planos de saúde, horários flexíveis de trabalho e bonificações são maneiras eficientes de fazer não só com que eles melhorem a sua produtividade, mas também deem preferência à sua empresa na hora de analisar outras oportunidades de trabalho.

2. Desenvolvimento de lideranças

Além de conquistar e manter os talentos em uma empresa, o RH precisa trabalhar para capacitar os colaboradores. Dessa forma, futuramente, eles estarão aptos para assumir cargos estratégicos dentro da empresa.

Nesse sentido, comece a pensar em ações práticas que ajudam a desenvolver habilidades de liderança, por meio de treinamentos, cursos, pós-graduações etc. Embora pareça ser um investimento muito alto, saiba que, em longo prazo, os retornos costumam ser muito recompensadores. Como retribuição, os seus colaboradores prestarão um trabalho de alto nível.

3. Superação de conflitos internos

É extremamente normal que pessoas com personalidades diferentes discordem em alguns momentos. No entanto, o problema disso é quando esses conflitos ganham uma proporção muito maior do que o esperado e fazem com que o clima organizacional se torne algo nada saudável para todos os colaboradores.

Esse é mais um dos desafios do RH que precisam ser enfrentados com cautela. Afinal, estamos lidando com pessoas, e cada um terá uma versão diferente da mesma história.

Ter um bom jogo de cintura e uma ótima comunicação são características indispensáveis para solucionar essas questões. Depois de ouvir ambas as partes, você precisa criar ações para eliminar os gargalos que incentivam esse tipo de conflito para, assim, conseguir manter a ordem no ambiente de trabalho.

4. Falta de conhecimento em tecnologia

A tecnologia tem sofrido grandes evoluções ao longo do tempo, as quais só beneficiam o controle das atividades empresariais e a produtividade das equipes. Nesse sentido, é preciso trabalhar para fazer com que os seus colaboradores tenham facilidade para atuar com equipamentos tecnológicos.

Dessa forma, o compartilhamento de informações entre as equipes será mais eficiente, minimizando as chances de erros que prejudicam a imagem da empresa no mercado.

Esses são apenas alguns dos desafios do RH. Buscar conhecimento é um passo fundamental para diminuir esses gargalos e fazer com que seus funcionários fiquem mais satisfeitos com a empresa em que trabalham.

Agora que você já conhece os desafios do RH, é hora de aprender um pouco mais sobre a gestão de recursos humanos. Boa leitura!