O que é Departamento Pessoal e quais as funções desse setor?

#Gestão de RH

Banner principal

por
Felipe Baeta


O Departamento Pessoal é responsável por cuidar, organizar e administrar os assuntos referentes aos colaboradores da empresa. Ele lida com todas as questões burocráticas e mantém a conformidade com a legislação trabalhista.

Por tratarem de assuntos tão sérios no dia a dia, os profissionais que fazem parte desse setor devem se manter sempre atualizados e informados a respeito dos assuntos que envolvem o seu ramo de atuação.

A importância do Departamento Pessoal (DP) se dá pelo fato de que essa equipe trabalha para evitar sanções trabalhistas que prejudicam não só a relação entre a empresa e o colaborador, mas também a imagem dela no mercado.

A seguir, apresento as principais funções desse setor para que você compreenda o quanto ele é indispensável para o seu negócio. Acompanhe!

Gerenciar a folha de pagamento

O gerenciamento da folha de pagamento é uma tarefa que exige muita atenção. Nesse momento, os colaboradores deverão realizar cálculos que envolvem salários, décimo terceiro, benefícios, contribuição sindical, imposto de renda, FGTS e INSS de todos os funcionários.

O gerenciamento dessas questões visa garantir os direitos dos trabalhadores e, por esse motivo, tudo deve ser realizado corretamente. Por exemplo, os abatimentos precisam seguir as exigências dos órgão federais.

Nos casos em que a empresa terceiriza esse tipo de serviço para um escritório de contabilidade, o DP ainda é responsável por repassar os dados sobre descontos e remunerações ao profissional da contabilidade, de modo que o contador consiga realizar o cálculo adequado.

Acompanhar a frequência dos colaboradores

O Departamento Pessoal também tem o dever de acompanhar a frequência dos colaboradores. Nesse sentido, o monitoramento do registro de ponto se torna indispensável. Assim, é possível identificar se o funcionário cumpriu com a jornada de trabalho estabelecida.

Caso sejam identificadas muitas faltas, será analisado se elas são justificáveis ou não a fim de fazer o devido desconto das horas não trabalhadas. Além disso, o gerenciamento de licenças e férias também é de responsabilidade desse setor. Dessa forma, todos os funcionários conseguem ter seus períodos de descanso no momento oportuno sem serem prejudicados ou comprometerem as operações cotidianas da empresa.

Representar a empresa junto aos órgãos oficiais

Os órgãos fiscais são extremamente exigentes, qualquer deslize pode trazer transtornos sérios para a empresa. Assim, o Departamento Pessoal tem a responsabilidade de emitir vários documentos, como Guias da Previdência, declarações do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), da CIPA, entre outros.

Dessa maneira, esse setor se torna o principal representante da empresa junto aos órgãos fiscais para garantir um bom diálogo entre as partes. Por fim, o DP também emite arquivos que asseguram a regularidade da situação do seu negócio perante esses órgãos do Governo.

Agora que você já sabe o que é Departamento Pessoal e quais são as funções desse setor, já pode implementá-lo em sua empresa. Todas as atividades realizadas por ele são de extrema importância. Portanto, conte com o auxílio de profissionais competentes e responsáveis. Ao contar com um time bem estruturado, é possível fazer com que a empresa cresça e atraia talentos importantes para o bom desenvolvimento dela.

Quer receber mais conteúdos como esse em primeira mão? Assine a newsletter da Piwi® e te enviarei alguns artigos assim que eles forem publicado!