Entenda como funciona o trabalho home office e quais são as regras

Você sabe como funciona o trabalho home office? Há quem diga que o termo significa apenas trabalhar em casa, mas, mesmo que a tradução literal seja essa, a atividade pode ser realizada em espaços alternativos. É comum, por exemplo, que…

Por Felipe Baeta

10 minutos de leitura


Você sabe como funciona o trabalho home office? Há quem diga que o termo significa apenas trabalhar em casa, mas, mesmo que a tradução literal seja essa, a atividade pode ser realizada em espaços alternativos. É comum, por exemplo, que ocorra em hotéis, táxis, aeroportos, cafés, parques e, claro, em qualquer espaço da sua residência.

Esse modelo surgiu nos Estados Unidos quando as tecnologias, como a popularização do celular e da internet, possibilitaram às pessoas que o seu trabalho fosse realizado de maneira remota.

Colocar em prática o home office em sua empresa é uma maneira de tornar o seu time mais produtivo e comprometido com os resultados do negócio. Acredite, não é o contrário disso! Neste artigo, mostrarei a você como o home office funciona, quais as principais regras e os benefícios proporcionados às empresas. Acompanhe!

Como funciona o home office?

Todo serviço prestado fora das dependências da empresa, por meio de tecnologias de comunicação e informação, são considerados como trabalho remoto ou home office. No entanto, é importante diferenciá-lo daqueles que são realizados de maneira externa.

Quero dizer aqueles que precisam ser executados fora da empresa, como é o caso de técnicos, que realizam tanto a instalação quanto a manutenção de equipamentos.

Nesse sentido, o home office refere-se àquele que pode ser executado dentro da empresa, porém, é realizado fora.

Quais as principais regras?

De acordo com as normas estabelecidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o home office não está sujeito à jornada de 40 ou 44 horas semanais, necessariamente. Nesse caso, o gestor pode realizar o controle pelo número de tarefas ou por horas trabalhadas.

Sendo assim, é possível flexibilizar os horários, autorizando o colaborador a trabalhar até menos de 8 horas no dia. Claro, o importante é que ele desempenhe suas funções de acordo com o que foi acordado, isso é, cumprindo as metas que já foram estabelecidas.

Como gerir os profissionais a distância?

Não há segredo para gerenciar os seus colaboradores a distância, mas é preciso seguir alguns critérios para não ter resultados negativos. Entre eles, podemos citar:

  • escolha a pessoa certa: infelizmente, não são todos os profissionais que conseguem trabalhar fora do ambiente empresarial. Portanto é fundamental escolher aqueles que tenham um perfil mais focado e autônomo;
  • faça reuniões: os encontros ajudam a estreitar o relacionamento entre os gestores e a equipe home office, facilitando a comunicação e a troca de informações;
  • controle de horários: a empresa tem o direito de definir a carga a que o colaborador deve cumprir. Para isso, é possível utilizar aplicativos de ponto online.

Quais os principais benefícios do home office?

Ao chegar até aqui, é possível perceber que o home office é uma sugestão interessante para a sua empresa, certo? Se ainda está com dúvidas, veja o que o seu negócio tem a ganhar com esse modelo de trabalho:

Entender como funciona o home office é fundamental para executar esse modelo de trabalho da maneira correta, sem prejudicar o seu time e sem trazer transtornos para a empresa.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o assunto? Então aproveite que está aqui e compartilhe esse artigo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas a compreender a importância desse modelo!